Papo gorduroso



   Oi genteeeeeeee, como estão? Antes de começar o post queria perguntar pra vocês sobre o que escrever mais, afinal, escrevo aqui para vocês! Então se vocês gostam mais de diy, post de moda, textos, comida.... enfim, é só me avisar pelo facebook e eu vou atender o pedido de vocês.
   Nesse tempinho que eu fiquei sem entrar aqui, descobri uma lista de coisas que eu não imaginava ainda sobre os alimentos e hoje vou repassar o que aprendi. Todo mundo aqui conhece o glúten, a gordura saturada, insaturada, poli mono e a trans? Acho que sim, e pelo o que a maioria comenta, é só ouvir que o alimento tem tal ingrediente que já pensa em trocar para não afetar a saúde. Os alimentos industrializados, entretanto, tendem a ter pelo menos algo em torno de algumas gramas de cada um, e como eles são os aliados da correria, acabamos optando por eles mesmo. Mas e se eu te disser que na verdade o glúten não faz mal nenhum? E que as gorduras dependendo do nome podem ser boas? Bom, vou mostrar minhas anotações para vocês aqui e espero ajudar. E mesmo que você não ligue pra alimentação boa ou coisas do tipo, é bom saber o que está comendo, né?

Glúten: Muita gente corre desse ingrediente mas pode ficar tranquilo pois o glúten é uma proteína grande, só isso. Essa proteína é o conjunto de duas outras proteínas menores, e para o glúten ser quebrado precisa de uma enzima diferente das outras, o que atrapalha algumas pessoas que não tem essa enzima, gerando um super desconforto. Quem tem esse probleminha é chamado de celíaco, se você acha que tem isso pode dar uma jogada no Google que vai achar mais sobre.



Mas afinal... pra que serve a gordura no nosso corpo? Serve como fonte de energia, isolante térmico, além de ajudarem em algumas reações químicas que temos no nosso organismo. A gordura é extremamente importante para o nosso corpo, e isso é um fato.

Gordura insaturada: Essa aí está em produtos com origem vegetal, e também é conhecida como gordura boa, aquela que fortalece o sistema imunológico e ajuda no bom funcionamento do organismo (OBS. temos dois tipos de gordura: a boa (hdl) e a ruim (ldl) ). Não adianta tentar excluir a gordura da sua dieta gente, pois precisamos de gordura para uma boa regulação dos hormônios e para a estrutura da célula. Essa gordura dá energia para o nosso corpo, a cada 1 grama de gordura temos 9 calorias.Além disso, a gordura insaturada está dividida em monoinsaturada e polinsaturada, mas isso é apenas uma variação na sua fórmula molecular (a monoinsaturada tem uma pi e a polinsaturada tem mais). Podemos encontrar essa gordura nas oleaginosas (amendoim, castanha,nozes... tudo que eu amo  ), salmão, abacate, óleo de cocô....

Gordura saturada: Bom, podemos começar falando que a gordura saturada, diferente da insaturada, é um pouco mais sólida. Ela também é responsável pelo aumento do ldl, a gordura ruim. Mas não tem como fugir, ela está presente em produtos de origem animal. Isso não significa que você precisa cortar essa gordura de vez da sua lista, mas não pode abusar. É recomendado comer apenas 20% de gordura saturada por dia, o que chega em torno de 20 gramas.
     
Gordura trans: Essa aí é considerada especial .... para quem quer se matar. A gordura trans, diferente da saturada e da insaturada, passa por um processo químico chamado hidrogenação, e assim, sua estrutura molecular contém hidrogênios de forma transversal, por isso o nome, e além disso, essa gordura é sólida. Ela está presente em biscoitos, sorvetes, salgadinhos, e enfim, todos os produtos industrializados (ou a maioria). A gordura trans realmente faz mal pra saúde, diminui o hld (gordura boa), aumenta o ldl (gordura ruim) e te dá aquela barriguinha linda (só que não).

De olho na lista de ingredientes: Muitas vezes a gente se apega ao rótulo, e é só ver "light" ou "integral" que já achamos que estamos fazendo boas escolhas, ou até pior, quando pegamos as queridinhas barrinhas de cereal achando que ela vai te ajudar na dieta, o que não é verdade porque as as barrinhas famosas pelo seu sabor doce, são as que mais tem índices altos de glicose e coisas ruins. O segredo é verificar a lista de ingredientes, depois disso vai sem medo. Mas antes, você precisa entender que os ingredientes estão listados do maior para o menor, então, se no pão integral está como primeiro ingrediente "farinha enriquecida com ácido fólico" que é a farinha branca, você já sabe que ele não é integral pois não contém como primeiro ingrediente a farinha integral. 

Observações finais: Comer besteiras é o nosso ponto fraco, afinal, nada melhor do que saborear um sorvete gigante ou algumas batatas fritas, não vejo problema nisso. O problema começa quando optamos por esses alimentos todos os dias, quando nos tornamos escravos do fast food.
    Um dia desses vi uma piada que era mais ou menos assim :" Vocês que comem coisas saudáveis sabem que vão morrer independente de comer alface ou batata frita, né?" e de fato vamos, mas muitas vezes os quilos que essas comidas nos dão acabam afetando nossa autoestima, e é bem difícil criar forçar quando você está no fundo do poço.Ter doenças relacionadas ao entupimento dos vasos sanguíneos, ao coração e ao colesterol não é fácil de lidar e dá um prejuízo não só pra você como pra sua família também. Comer bem te faz estar bem (: .

                                                               

2 comentários:

  1. AAA que post mega informativo :) ameii, saber de tudo isso, beijos gatona
    www.thaizeaizza.com

    ResponderExcluir

© Irradiar Estrelas. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo